A IMPORTÂNCIA DA RELIGIÃO.

17/10/2011 18:16

 

 

Mateus, um dos discípulos de Jesus, registrou um encontro interessante¹ entre um jovem aturdido por uma questão que muitos de nós ás vezes já perdemos o sono (como no meu caso) : - O que devo fazer de bom para conseguir a vida eterna?

Quantas vezes você já olhou pra dentro de si e se deparou com essa dúvida? Sera que eu mereço? Será que ao morrer eu vou ter um lugar de descanso? Será?

O mestre responde àquele jovem da seguinte forma: - Por que é que você está me perguntando a respeito do que é bom? Bom só existe um. Se você quer entrar na vida eterna, guarde os mandamentos!

E o Filho de Deus nos mostra uma lição importante nessa colocação: nada de nós mesmo pode ser bom, a essência de bondade e amor está em Deus², Ele é bom, e não deixa dúvidas ao apontar que em se tratando de bondade existe uma única fonte, um único manancial. Numa tentativa de prová-lo ou conhecer qual a crença daquele jovem, o messias diz que ele devia guardar os mandamentos dados por Deus, escrito na torá. Num súbito de satisfação e auto justificação o jovem denuncia a sua vida religiosa confirmando que fazia desde muito cedo todas aquelas observações da lei, ou seja, tinha uma vida religiosa ativa e dedicada.

Creio eu que naquele instante o moço fica orgulhoso do modo de vida que levava, como muitos de nós que vamos á igreja todos os domingos, cumprimos todos os ritos que nos é imposto pela nossa religião seja ela católica, evangélica ou qualquer outra denominação, somos bons filhos, bons conjuges, dizimistas fiéis, rezamos todos os dias, oramos sempre, tomamos a ceia, a hóstia, passamos pelo rito do batismo... enfim levamos uma vida típica de um bom religioso. - Bom, se for só isso grande Sábio, eu já estou com lugar garantido no paraíso! Pensa o jovem. - Mas mestre precisa fazer mais alguma coisa? “essa eu vou fazer só mesmo pra garantir que eu vou ser elogiado, ovacionado pelo meu bom portar” (o pensamento citado é por conta do autor) maldita (ou bendita, dependendo da motivação) pergunta que o coitado foi fazer, acho que se arrepende até hoje de ter feito.

- Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim você terá riquezas no céu. Depois venha e me siga. Foi o que o Rei dos Reis respondeu pra ele.

Bummmm! Que bomba... o rosto incha, a face avermelha, mil pensamentos em flash passa na mente, com a velocidade da luz. O jovem pensa em tudo o que ele mais ama, aquilo que preenche o seu coração, lhe traz orgulho, satisfação, status, e vencido pela força motivadora do seu coração se entristece profundamente e encara o desafio como algo muito difícil de considerar.

Aquele jovem quando ouviu isso, foi embora triste, pois era muito rico.

Isso me faz pensar no que esse mesmo mestre, com uma sabedoria que nos traz vida, disse certa vez: - Onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês³. O que é a religião quando nosso coração não esta cheio de Amor? O que são para Deus os rituais quando nós não amamos ao nosso próximo, quando nós não conhecemos quem é o Senhor do universo, quando não respiramos bondade no nosso dia a dia, onde estão os títulos dos homens quando jesus diz, um pouco antes desse episódio citado, que para entrar no reino dos céus deveríamos nos tornar como crianças, puros, desapegados de qualquer materialismo, desprovidos de qualquer mágoa, rancor, ressentimentos? O que é a fé tão falada ultimamente e defendida com tanta força por denominações?

sem as obras, sem amor, sem os frutos de um coração cheio de Deus, que nada mais é do que um coração cheio de amor, porque a síntese de Deus se resume em uma única palavra: AMOR.

O problema não está no dinheiro, o problema não esta nos carros, nos bens, o problema esta naquilo que preenche o nosso coração, que nos aprisiona, porque tudo aquilo que esta intrinsicamente unido ao nosso coração, exceto Deus, só nos leva ao aprisionamento de nossas vidas, nos tornam mesquinhos, miseráveis, doentes, infrutíferos, gananciosos, arrogantes.

Não que Jesus estava descartanto toda e qualquer possibilidade de culto ou movimento religioso, o que Ele queria dizer é que não podemos atribuir um valor salvídico na religião porque Deus nunca se prendeu a nenhuma ideologia, placas, filosofias ou qualquer instituição humana, o que Ele encherga são vidas, respira vida, a ponto de abrir mão do próprio filho e deixá-lo encarnar-se para que todos aqueles que conhecessem a Jesus pudessem ver a glória do próprio Deus, seu amor encarnado, e assim se aproximar a Ele com o coração perdoado e limpo dos pecados que antes nos afastavam Dele.

Meu amigo, se encha de Deus, busque a Ele, fale com Ele, converse, peça a Ele para que te encha de amor, para que esteja sobre sua vida o mesmo espírito que estava sobre a vida de Cristo, porque é esse espírito que nos leva pra vida, que nos traz paz e alegria, mesmo em meio às adversidades.

 
S. B. Aires (Cobax)