O PROBLEMA DO SOFRIMENTO

18/06/2012 14:36

 

"Podemos, talvez, conceber um mundo em que Deus tenha corrigido os resultados deste abuso do livre arbítrio pelas suas criaturas a cada momento: de maneira que uma viga de madeira se tornasse macia como grama se usada como arma, e o ar se recusasse a obedecer- me se tentasse utilizá-lo em ondas sonoras que transmitissem mentiras ou insultos. Num mundo assim, porém, os atos errados seriam impossíveis e, portanto, ficaria anulado o livre arbítrio; se o princípio fosse levado à sua conclusão lógica, os maus pensamentos tornar-se- iam também impossíveis, desde que a massa cerebral que usamos para pensar se recusaria a fazê-lo quando tentássemos estruturá-la. Toda matéria nas proximidades de um homem perverso estaria sujeita a alterações imprevisíveis. Aidéia de que Deus pode modificar, e realmente modifica, ocasio nalmente, ocomportamento da matéria produzindo o que chamamos de milagres, faz parte da fé cristã; mas a própria concepção de um mundo comum e, portanto estável exige que tais ocasiões sejam extremamente raras.Num jogo de xadrez é possível fazer certas concessões arbitrárias ao seu oponente, que se colocam em relação às regras gerais do jogo como os milagres para as leis da natureza. Você pode privar-se de um castelo, ou permitir que o adversário se arrependa de um movimento já feito, anulando-o. Mas se você aceitasse tudo que ele pudessedesejar a qualquer momento — se todos os movimentos dele fossem revogáveis e se todas as suas peças desaparecessem toda vez que a posição delas no tabuleiro o desagradasse — não haveria então na realidade um jogo entre vocês. O mesmo acontece com a vida das almas num mundo: as leis fixas, as conseqüências desenvolvendo-se através da necessidade causal, e toda a ordem natural, são tanto limites dentro dos quais sua vida comum fica confinada como também a condição única sob a qual essa vida pode existir. Tente excluir a possibilidade do sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio envolvem, e descobrirá que excluiu a própria vida." 
"O problema de reconciliar o sofrimento humano com a existência de um Deus que ama só é insolúvel enquanto associarmos  um significado trivial  à palavra "amor" e considerarmos as coisas como se o homem fosse o centro delas. O homem não é o centro. Deus não existe por causa do homem. O homem não existe por sua própria causa. 'Porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas' ."

 

Trechos do livro "O Problema do Sofrimento" de C.S.Lewis